No mercado de crédito e de capitais é essencial a compreensão de alguns conceitos relativos à aplicação do dinheiro no tempo (time value of money), notadamente, a forma de cálculo e interpretação do valor futuro, valor presente e taxa de desconto de fluxos de caixa.
Valor Futuro
O valor futuro de um determinado fluxo de caixa é calculado por meio da projeção futura do referido fluxo, com base na aplicação de uma determinada taxa de juros, até o fim do fluxo.
O valor futuro indica quanto o dinheiro hoje valerá no futuro após a aplicação de uma determinada taxa de juros em um dado período.
No regime de capitalização composta, o valor futuro é calculado por meio da aplicação da seguinte fórmula:
Onde:
FV = valor futuro;
PV = valor presente;
i = taxa de juros, que deve estar de acordo com a periodicidade de capitalização; e
n = período de capitalização.
Valor Presente
O valor presente representa o valor de um determinado fluxo de caixa futuro descontado pela taxa de desconto aplicável durante um dado período.
O valor presente indica quanto uma determinada soma de dinheiro a ser recebida no futuro vale no presente, com base em uma determinada taxa de desconto.
No regime de capitalização composta, o valor presente é calculado por meio da aplicação da seguinte fórmula:
Onde é aplicável os mesmos conceitos descritos acima.
Taxa de Desconto
A taxa de desconto aplicada a um determinado fluxo de caixa deve refletir seu nível de risco.
Em termos gerais, ela é composta pela taxa livre de risco, taxa de inflação e um determinado prêmio de risco exigido pelos investidores para o nível de risco do referido projeto ou fluxo de caixa.